Canto Popular

Cantar não é impossível ou uma exclusividade para aqueles que ”nasceram com o dom”, mas definitivamente não é simples, é algo que exige esforço, dedicação, e muita pratica!

Para os alunos mais iniciantes, com pouca experiencia no uso da voz cantada, traremos as principais noções por trás dos cuidados e da higienização vocal no dia a dia, além das preparações previas ao ato de cantar, afinal, é importante perceber que o cantor, além de músico, é também um atleta, que precisa estar devidamente alongado e aquecido para evitar machucar os músculos da sua laringe. Entrando na parte técnica, introduziremos as primeiras noções de respiração com exercícios para compreender o uso do apoio diafragmático, e trabalharemos também a afinação do aluno, com exercícios para esse fim.

Seguindo a diante, será trabalhada a articulação/dicção do aluno, que além de ser importante para que os ouvintes compreendam bem o que está sendo cantado, é responsável pela liberação da pressão ar no interior da boca, influenciando diretamente na sensação do espaço interno da boca, na colocação e na emissão da voz. Começaremos também a trabalhar o aumento do espaço interno da boca, junto ao uso dos vários ressonadores da face, visando melhorar a colocação e emissão da voz, trazendo mais conforto, e recursos para a sua interpretação na hora do canto. Ainda aqui estudaremos também as principais escalas musicais, com o intuito de reconhecê-las auditivamente, e reproduzi-las vocalmente, contribuindo para a abertura de vozes, seja como backing vocal ou para uso em canto coral.

Já nos níveis mais avançados, além de retomar e potencializar todos os itens anteriormente citados, também vamos buscar trabalhar e se possível ampliar o alcance vocal dos alunos, respeitando sempre as particularidades de cada uma das vozes, junto a isso desenvolveremos também a agilidade vocal do canto, com vocalizes voltados para os treinos de melismas e apogiaturas. E por fim trabalharemos os diversos comportamentos musculares possíveis da laringe, popularmente conhecidos como ajustes ou arranjos vocais, buscando ampliar o leque de recursos do cantor, e colaborar para o desenvolvimento de sua identidade vocal.