Piano

Tocar e aprender piano é um processo metódico. Não basta sentar na frente do instrumento e pressionar algumas teclas. Há etapas a serem seguidas.

Nível I – Iniciante

O curso de piano para alunos de nível iniciante é indicado para crianças, jovens e adultos que desejam ingressar no mundo da música. O professor ensina elementos básicos, de maneira gradual e progressiva, tanto àqueles que já se arriscam a tocar, mesmo que só de ouvido, quanto àqueles que não tem noção alguma de música.

Durante o curso, você vai começar a desenvolver suas habilidades musicais, como: posição da mão ao piano e postura, apresentação da pauta musical, localização das notas, leitura de duas claves musicais diferentes nas linhas e nos espaços, números dos dedos, toque legato e toque staccato, figuras ritmicas, escalas maiores com apenas uma oitava, arpejos, exercícios práticos de nível 1 e músicas de níveis 1 e 2. Mesmo no nível iniciante, você será convidado a participar das apresentações de alunos, para que assim possa mostrar ao público as peças musicais que aprendeu em seu período na escola.

Nível II – Intermediário I

O curso de piano para alunos de nível intermediário I é indicado para crianças, jovens e adultos que já possuem alguma familiaridade com o instrumento. O professor, nessa etapa, se encarrega de perceber as dificuldades de seu aluno e passa a ensinar exercícios técnicos que possam facilitar o aprendizado e interpretação de peças.

Durante o curso, você vai treinar várias habilidades musicais, como: exercitar seus vários tipos de memória (a memória visual, a memória cinestésica, a memória auditiva e a memória racional), postura (que garante uma sonoridade rica e grandes possibilidades interpretativas, além de possibilitar o estudo por mais tempo sem que haja dor ou fadiga), leitura de notas suplementares superiores e inferiores, exercícios técnicos para velocidade com dedilhado correto, troca de posição de mãos, cruzamento de dedos, escalas maiores em duas oitavas, arpejos, compassos (binário, ternário e quaternário), acidentes (sustenidos e bemóis), ligadura, além de peças de níveis 3 e 4.

Nivel III – Intermediário II

O curso de piano para alunos de nível intermediário II é indicado para jovens e adultos que já possuem pleno conhecimento das técnicas musicais apresentadas no nível II e tocam apenas de forma correta.

Durante o curso, você vai treinar diversas habilidades, como: escalas menores em duas oitavas, arpejos, escala cromática, pontuação, regras de acidentes na clave, exercícios técnicos para velocidade com passagem correta de dedos, estudos de independência de dedos, sinais que representam expressão na música, uso de pedal, quiálteras, diferentes tipos de andamentos, tom e semitom, início de formação de acordes, além de peças de níveis 4, 5 e 6.

Nível III – Avançado

O curso de piano para alunos de nível avançado é indicado para jovens e adultos que já possuem anos de experiência com o instrumento. Durante o curso, você vai aprender como descobrir o tom de uma música, vai executar todas as escalas maiores e menores, compreender como é formado todos os acordes, cifras musicais, escalas pentatônicas, improvisos, além de peças de níveis 7, 8, 9 e 10.

No nível avançado, a intenção do professor é criar o “aluno autônomo”, ou seja, o aluno que não precisa de um professor superpresente. Aqui você passa a deixar de precisar de um professor e passa a precisar de um orientador, de uma pessoa que abra o caminho pelo qual você vai passar. O professor vai te orientar, provocar, incitar... Como um capitão ao leme do barco. O barco vai avançar de qualquer maneira, mas é o professor que vai te mostrar a direção correta. Neste nível, você já conseguirá ler uma partitura à primeira vista e cabe ao professor auxiliar para evitar que você caia em armadilhas (uma delas, por exemplo, é se contentar com uma música que é tocada apenas corretamente. Na interpretação de uma música precisa existir alma, emoção. A música precisa ganhar vida).