Tocar e aprender violino é um processo metódico. Não basta sentar na frente do instrumento e pressionar algumas cordas. Há etapas a serem seguidas.
Nível I – Iniciante
O curso de violino para alunos de nível iniciante é indicado para crianças, jovens e adultos que desejam ingressar no mundo da música. O professor ensina elementos básicos, de maneira gradual e progressiva, tanto àqueles que já se arriscam a tocar, mesmo que só de ouvido, quanto àqueles que não têm noção alguma de música. Durante o curso, você vai começar a desenvolver suas habilidades musicais, como: postura correta do instrumento e do arco; localização das notas nas primeiras posições do instrumento; leitura da clave de sol; número de dedos; diferentes tipos de arcada, como legato e staccato; figuras rítmicas; escalas maiores de uma ou duas oitavas; arpejos; tom e semitom, acidentes (sustenidos e bemóis), ligadura, exercícios e músicas do nível 1 e 2, dando sempre a liberdade do aluno escolher algumas músicas de acordo com o nível em que está, e outras sugeridas pelo professor. Mesmo no nível iniciante, você será convidado a participar das apresentações de alunos, para que assim possa mostrar ao público as peças musicais que aprendeu em seu período na escola.
Nível II – Intermediário I
O curso de violino para alunos de nível intermediário I é indicado para crianças, jovens e adultos que já possuem alguma familiaridade com o instrumento. O professor, nessa etapa, se encarrega de perceber as dificuldades de seu aluno e passa a ensinar exercícios técnicos que possam facilitar o aprendizado e interpretação de peças. Durante o curso, você vai treinar várias habilidades musicais, como: exercitar seus vários tipos de memória (a memória visual, a memória cinestésica, a memória auditiva e a memória racional); postura (que garante uma sonoridade rica e grandes possibilidades interpretativas, além de possibilitar o estudo por mais tempo sem que haja dor ou fadiga); leitura de notas suplementares superiores e inferiores; exercícios técnicos para velocidade com dedilhado correto; mudanças de posição; vibrato; exercícios para o arco e outros tipos de arcadas; escalas maiores e menores; arpejos; compassos (binário, ternário e quaternário); pontuação; regras de acidentes na clave; além de peças de níveis 3 e 4, dando também a liberdade do aluno escolher algumas músicas.
Nível III – Intermediário II
O curso de violino para alunos de nível intermediário II é indicado para jovens e adultos que já possuem pleno conhecimento das técnicas musicais apresentadas no nível II e tocam apenas de forma correta. Durante o curso, você vai treinar diversas habilidades, como: mudança de posição; vibrato; escalas maiores e menores em três e quatro oitavas; arpejos; escala cromática; exercícios técnicos para velocidade com passagem correta de dedos; sinais que representam expressão na música; quiálteras; diferentes tipos de andamentos; início de formação de acordes; além de peças de níveis 4, 5 e 6.
Nível III – Avançado
O curso de violino para alunos de nível avançado é indicado para jovens e adultos que já possuem anos de experiência com o instrumento. Durante o curso, você vai aprender como descobrir o tom de uma música; vai executar todas as escalas maiores e menores; compreender como é formado todos os acordes; cifras musicais; escalas pentatônicas; improvisos; além de peças de níveis 7, 8, 9 e 10. No nível avançado, a intenção do professor é criar o “aluno autônomo”, ou seja, o aluno que não precisa de um professor superpresente. Aqui você passa a deixar de precisar de um professor e passa a precisar de um orientador, de uma pessoa que abra o caminho pelo qual você vai passar. O professor vai te orientar, provocar, incitar... Como um capitão ao leme do barco. O barco vai avançar de qualquer maneira, mas é o professor que vai te mostrar a direção correta. Neste nível, você já conseguirá ler uma partitura à primeira vista e cabe ao professor auxiliar para evitar que você caia em armadilhas (uma delas, por exemplo, é se contentar com uma música que é tocada apenas corretamente. Na interpretação de uma música precisa existir alma, emoção. A música precisa ganhar vida). A duração do curso é de aproximadamente três anos e seis meses.