Musicalização Infantil

Módulos

1ᵃ Etapa: Baby — 6 à 11 meses
2ᵃ Etapa: Kids 1 - Crianças de 1 e 2 anos
3ᵃ Etapa: KidS 2 - Crianças de 3 e 4 anos
4ᵃ Etapa: Kids 3 - Crianças de 5 e 6 anos
5ᵃ Etapa: Módulo I - Crianças de 7 à 8 anos
6ᵃ Etapa: Módulo II - Crianças de 9 à 10 anos
Duração da aula: 50 minutos.

1ᵃ Etapa: Baby (meses)

Ainda não caminham, não possuem coordenação motora.
Trabalhar com instrumentos simples, delicados, muito simples e no colo dos acompanhantes. Vivência musical/ouvir, desenvolvimento de afeto e confiança. Adulto acompanhante é essencial.

1. Acolhida
2. Canções
3. Marchas e Cirandas
4. Socialização
5. Bandinha
6. Relaxamento
7. Despedida

2ᵃ etapa: Kids 1 (1-2 anos)

Sentam com firmeza, seguram chocalho, baquetas e estão aptas a realizar atividades de movimentação e locomoção. Intensidade do som-silêncio, duração, grave, agudo etc. Adulto acompanhante é bom!

1. Acolhida
2. Canções
3. Marchas e Cirandas
4. Socialização
5. Bandinha
6. Relaxamento
7. Despedida

3ᵃ Etapa: Kids 2 (3-4 anos)

A criança busca uma maior independência. Totalmente dispensável o acompanhamento de adultos. Aptos para improvisação e criar seus próprios ritmos e canções. Já podem ser trabalhados a
intensidade, agudo e grave, a duração do som. Início do processo de tomada de consciência.

1. Acolhida
2. Movimento Corporal
3. Audições
4. Canções
5. Ritmo
6. Relaxamento
7. Despedida

4ᵃ Etapa: Kids 3 (5-6 anos)

Vivenciando intensivamente o instrumento. É uma didática de transição. Trabalho específico: de 3 a 4 alunos. Tirar músicas, ensinar algumas escalas, etc. Transferir o conhecimento para o
instrumento.

1. Acolhida
2. Piano e Teoria
3. Flauta doce
4. Xilofone
5. Rítmica
6. Despedida

5ᵃ Etapa: Módulo I (7-8 anos)

Reconhecer e identificar figuras musicais, valores, suas pausas e subdivisão, Identificar e registrar graficamente Fórmula de Compasso Simples, Perceber auditivamente e registrar graficamente
células rítmicas; Reconhecer e identificar ligaduras, pontos de aumento e diminuição; Desenvolver e classificar as alterações em tom, semitom e sinais de alteração; Criar textos rítmicos e melódicos através do conteúdo desenvolvido.

1. Teoria: Pulso, Figuras Musicais, Duração, Ritmo, Timbre, Altura, Percepção, Escalas, Pentagrama, Linhas e Espaços, Notas. Livros: Iniciação Musical - Brincando, Criando e Aprendendo. PERES, Josette; Teoria musical para crianças. OLIVEIRA, Olga; Guia Teórico e Prático Para o Ensino do Ditado Musical: POZZOLI)

2. Piano: Repertório/Método (Meu Piano é Divertido - BOTELHO, Alice; Método Rápido para tocar teclado - MASCARENHAS, Mário; Music for the Little Mozarts - BARDEN, Christine H.. KOWALCHYK, Gayle e outros.)

3. Flauta Doce: Repertório/Método Sofro Como Yamaha: Aprendendo a ler música - Velloso, Cristal A.)

4. História da Música: A Origem da música, Idade média, Renascimento, Barroco, Classicismo, Romantismo

6ᵃ Etapa: Módulo II (9-10 anos)

1. Teoria: Solfejo Rítmico e Melódico, Percepção, Claves, Formúla de Compasso, Tom e Semitom, Sinais de Alteração, Ligadura e Ponto de Aumento e diminuição. Livros: Iniciação Musical - Brincando, Criando e Aprendendo: PERES, Josette; Teoria musical para crianças: OLIVEIRA, Olga; Guia Teórico e Prático Para o Ensino do Ditado Musical: POZZOLI)

2. Piano Iniciação: Repertório/Método (Meu Piano é Divertido - BOTELHO, Alice; Método Rópido para tocar teclado - MASCARENHAS, Mário; Music for the Little Mozarts - BARDEN, Christine H.. KOWALCHYK, Gayle e outros.)

3. Flauta: Repertório/ Método Sofro Como Yamaha: Aprendendo a ler música - Velloso, Cristal A.)

4. História da Música: Nacionalismo, Impressionismo, Modernismo, Jazz, Rock'n'Roll, Pop, Bossa Nova, Samba, MPB